17 de dez. de 2010

Teoria e prática, por Felipe de Toledo Marino



Uma primeira semente foi plantada na busca de uma aproximação entre as teorias do meio acadêmico e as práticas organizacionais. Trata-se do projeto chamado Seminários de Implementação, que nasceu da necessidade de se realizar pesquisas científicas que contribuam com o desenvolvimento de melhores práticas no campo da administração catarinense, e, por outro lado, de se identificar lacunas de conhecimento por meio do estudo na prática, contribuindo para o avanço e consolidação das teorias.

A iniciativa, coordenada pelas professoras Graziela Alperstedt e Paula Schommer, acaba de completar seu primeiro ciclo, proporcionando, de forma bem-sucedida, uma série de encontros experimentais entre os pesquisadores do Mestrado Profissional em Administração da Udesc-ESAG e os dirigentes de diferentes organizações públicas e privadas, debatendo experiências e aprendizagens na implantação de projetos à luz de teorias relacionadas com os temas apresentados.

Em três meses de atividades, participaram dos encontros profissionais empresas como a têxtil Somelos, a cervejaria Eisenbahn e a Iesa, de máquinas pesadas, além de convidados da gestão pública, como Luiz Henrique da Silveira.

Dentre os temas escolhidos para uma reflexão teórico-prática, a saúde pode ser debatida em diferentes linhas, representada pela Unimed no setor cooperativo, e pela Secretaria de Saúde do Estado no meio público. Já o tema desafios de gestão do meio rural e o desenvolvimento agrícola contou com a participação de dirigentes da Epagri pelo governo; da seguradora AgroBrasil, pelo meio privado; e do projeto independente Acolhida na Colônia.

Experiências como a dos Seminários de Implementação mostram que a integração entre as pesquisas científicas no campo da administração e as práticas gerenciais não somente é possível, mas tem o potencial, em sua expansão, de gerar contribuições relevantes para a sociedade.



FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário